
Brasileiros no exterior
A oportunidade de morar em outro país propicia novas experiências, um grande aprendizado e demanda da pessoa que encara essa aventura um processo de adaptação e o desenvolvimento de novas estratégias e habilidades cognitivas, psicológicas e emocionais. Nem sempre essa transição é indolor. Tanto para profissionais expatriados que se mudam para o novo país com sua família, quanto para estudantes que trancam a faculdade para morar temporariamente fora do Brasil, essa vivência exige mudanças internas.
O fato de estar longe da família, dos amigos, dos lugares e de pessoas conhecidas que são referências significativas e propiciam a sensação de conforto e segurança, podem gerar um sentimento de solidão e isolamento. Somado a isso, o desafio de se estabelecer social e financeiramente em uma cultura diferente na qual não se domina a língua local pode representar uma carga de estresse bastante grande o que tende a desencadear processos de sofrimento, desmotivação e insegurança quanto ao rumo a se tomar.
​
Nessas circunstâncias, a possibilidade de recorrer a um acompanhamento psicológico sem que haja a barreira da língua facilita no processo terapêutico e contribui para uma melhor adaptação à nova vida, cultivando habilidades para lidar com os desafios de forma saudável, consciente e emocionalmente inteligente.



